Alunos de Eng. Metalúrgica da UFC são vice-campeões mundiais do 7th Virtual Steelmaking Challenge

Data de publicação: 26 de outubro de 2015. Categoria: Notícias

Alunos do curso de Engenharia Metalúrgica da Universidade Federal do Ceará conquistam o vice-campeonato mundial do 7th Virtual Steelmaking Challenge.

O desafio, promovido anualmente pela World Steel Association, é dividido em duas etapas, e consiste em simular a produção de aço, atendendo as especificações do torneio, ao menor custo total.
Este ano, a primeira etapa contou com a participação de 1148 equipes de 37 países (498 equipes a mais que na edição anterior) divididos em cinco regiões: América do Norte, América Latina, Europa, Leste Asiático e Oceania, Oriente Médio-Índia-África.

Após terem sido campeões da América Latina e conquistado uma das cinco vagas na final, os alunos Lucas Lopes de Castro e Francisco Leonardo Martins de Sousa, do curso de Engenharia Metalúrgica da Universidade Federal do Ceará, disputaram a final no dia 19 de fevereiro em Bruxelas, na Bélgica.

As cinco primeiras edições do campeonato foram vencidas por equipes chinesas. Na 6a edição, realizada no ano passado, uma outra equipe da Engenharia Metalúrgica da UFC conquistou o campeonato. Na edição deste ano, nossos alunos mantiveram o nível de excelência e conquistaram o vice-campeonato.

O campeonato foi vencido pela equipe da Eslovênia, campeã regional da Europa. A equipe chinesa, campeã regional do Leste Asiático e Oceania, ficou em terceiro lugar.

A complexidade da tarefa estabelecida durante a final, realizar o refino secundário de um aço, fez com que algumas equipes não conseguissem realizar corridas válidas, de modo que sequer o quarto lugar foi preenchido.

Após a competição, os estudantes Lucas Lopes de Castro e Francisco Leonardo Martins de Sousa, juntamente com Emanuel Seixas Nascimento Filho e Davi Farias Ribeiro, outros dois alunos da Engenharia Metalúrgica, participam de um intercâmbio na ULB – Université libre de Bruxelles, onde permanecerão um mês desenvolvendo atividades de pesquisa no Laboratório de Caracterização de Materiais, sob a orientação do Prof. Jean Dille.

A coordenação do curso de Engenharia Metalúrgica do curso de graduação da UFC parabeniza seus estudantes pela importante conquista e agradece a Companhia Siderúrgica do Pecém pelo apoio.