Histórico e Dados Gerais
Histórico do Curso
O Curso de Graduação em Engenharia Metalúrgica da UFC foi criado em 2 de setembro de 2005, tendo sua primeira turma ingressada em março de 2006 e formada em dezembro de 2010. O curso de Engenharia Metalúrgica está ligado ao Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da UFC que também oferece cursos de mestrado e doutorado em Engenharia e Ciência de Materiais.
Dados Gerais
Nome: Engenharia Metalúrgica
Titulação: Bacharel em Engenharia Metalúrgica
Tempo de Integralização: 10 semestres
Carga horária total: 3600
Turnos de funcionamento: Diurno
Local de funcionamento: Campus do Pici – Fortaleza
No. de ingressantes: 60 alunos por ano ingressam via ENEM
Saiba mais sobre o curso consultando no Portal Público do SI3/SIGAA
Parcerias
O curso de Engenharia Metalúrgica da UFC mantém convênios com importantes indústrias siderúrgicas, como CSN e Gerdau, e intercâmbio com universidades conceituadas como a Universidade Federal do Rio de Janeiro e Université Livre de Bruxelles, onde seus alunos podem realizar estágios e cursos.
Área de Atuação
O Engenheiro Metalurgista é responsável pelo beneficiamento de minérios, por sua transformação em metais e ligas metálicas e suas aplicações na indústria. Ele atua em todo o processo, desde extração, refino e conformação até a obtenção de ligas metálicas para os mais diversos usos industriais, desde a confecção de chapas e vigas para a construção civil até a produção de latas de refrigerante, implantes ortopédicos e trens de pouso de aviões. Com profundo conhecimento dos metais e de suas propriedades, ele também combina metais com outros materiais, como vidro, plástico ou cerâmica, criando compostos com novas propriedades. Presente em diversos segmentos industriais, esse profissional é indispensável nas indústrias de base e no setor metalúrgico.
Situação Nacional
Apenas 11 instituições de ensino superior (IES) oferecem o curso de Engenharia Metalúrgica no Brasil. O curso de Engenharia Metalúrgica da Universidade Federal do Ceará é o único fora das regiões sul (2 IES) e sudeste (10 IES).